domingo, 10 de maio de 2009

Constrangimento

A ignorância permeia as relações entre imigrantes e italianos
Por Sara Manera
Foto:
www.italiaoggi.com.br





Ontem fui me despedir de uma amiga de família, italiana, que está no Brasil há mais de trinta anos, e entre outras coisas falamos da situação dos imigrantes na Itália. Estive no nordeste do país por oito meses, na rica região do Veneto e fiquei preocupada com as coisas que vi.

Morava com minha família, avós, tios e primos italianos, e ouvi durante o jantar de domingo, no almoço da semana, nas conversas coisas absurdas, de uma ignorância em relação ao outro constrangedora. Acho que é este o sentimento, de constrangimento, que me acompanha pelo que vi e ouvi. Sou uma pessoa bem informada e quando fui estava consciente dos problemas relacionados à imigração que estavam acontecendo, da Liga Norte, da violência, mas nunca pensei que o nível de desinformação seria tão grande e que estrangeiro fosse sinônimo de delinqüente.

Há uma desconfiança generalizada para com os eslavos, norte africanos, africanos do sul, latinos, orientais. Na verdade, o que vi e senti foi uma campanha, incluindo da mídia, de difamação e fortalecimento dos preconceitos, de disseminação de informações contraditórias e a continuação da ignorância, da falta de conhecimento.

Nenhum comentário: