segunda-feira, 3 de março de 2008

Rádio digital e na Internet


Uma nova maneira de fazer rádio

A partir do ano 2000, com a popularização da internet, o rádio tem sofrido uma profunda mudança. A possibilidade de ouvir notícias e músicas pela internet tem tirado o sono de muitos proprietários de rádios, mas também tem aberto o debate sobre o modo de fazer rádio daqui para frente. O rádio na web vai muito além de escutar uma lista de músicas divididas por gêneros musicais ou a transmissão da programação de uma rádio que já existe.

Quando surgiram os primeiros sites de jornais, eles transpunham literalmente o que havia nas suas edições de papel para o formato web, depois evoluíram e foram criando um formato de jornal específico para internet com conteúdo e diagramação diferenciados. É o que deve acontecer com a tecnologia do rádio digital, que daqui a alguns anos começará a se popularizar.

As rádios disponíveis na internet são, na maioria das vezes, páginas de rádios já existentes fora da rede. As rádios exclusivamente da web ainda são poucas, mas assim como as tradicionais estão se dando conta da importância de produzir material diferenciado para este modelo de rádio. As necessidades e características do ouvinte de rádio na web e no dial são diferentes.

Daí a importância de descobrir as características próprias de cada um e suas novas necessidades, ou seja, uma nova maneira de apresentar e acessar notícias, informação, música, entretenimento.

Por Sara Manera
Foto: www.radiolegal.org

Nenhum comentário: