segunda-feira, 3 de março de 2008

O rádio como arma

Nos conflitos o rádio é usado como arma estratégica

O rádio é importante durante tempos de paz, mas em tempos de guerra ele é fundamental para manter a comunicação dos grupos políticos com seus aliados e a população. Quando se declara um conflito uma das primeiras e mais importantes ações a serem tomadas é de destruir, fechar ou controlar os meios de comunicação, principalmente as rádios que abrangem um grande território e repassam informações instantaneamente, inclusive para fora das fronteiras geográficas de um estado.


Este controle visa a dificultar a ação inimiga. Foi assim durante a primeira e segunda guerra mundial, onde os envolvidos nos conflitos utilizaram o rádio para se comunicar com suas tropas, dando ordens e informações sobre as posições inimigas.

Guerra psicológica - Além deste tipo de ação o rádio foi e é muito usado na guerra psicológica, onde o que está em jogo não é conquistar terreno, mas as mentes e corações da população. Este tipo de ação foi e é usada em todas as guerras do século XX e início do XXI, como em Angola e Iraque.


A guerra psicológica costuma ser eficiente e crucial para a vitória ou derrota, pois conquistando ou coagindo a população ela pode atrapalhar/ajudar as tropas. Em seu livro Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias, o professor e comunicólogo belga Armand Mattelart afirma que minar a moral do adversário é tão importante quanto as operações de desinformação, produção de falsas notícias e disseminação de rumores sobre o potencial das forças armadas inimigas (Vozes, 1994).

Operar equipamentos de radiodifusão é relativamente simples, são facilmente carregados e montados, mais uma vantagem para este tipo de mídia em relação às outras. A importância estratégica do rádio é vital em qualquer sociedade em paz ou em guerra.


As rádios também são armas durante os conflitos, tanto nas “trincheiras” quanto na guerra psicológica, pois tem o poder de controlar e adulterar informação, fazer propaganda, mudar a opinião pública e convencer multidões. Todos os governos sabem do poder desta mídia, daí o grande controle que alguns governos têm sobre o rádio.


Por Sara Manera

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