domingo, 3 de fevereiro de 2008

Ecos do passado

Ocupação européia e descolonização afetam ainda hoje países africanos


Desde o século XVI os europeus estão na África, sobretudo no litoral de onde comercializavam escravos para as Américas e Europa. No século XIX a ocupação do território africano se intensificou com a conquista do interior do continente. Esta ocupação deveu-se à necessidade das potências coloniais de obtenção de matérias primas (ouro, marfim, minérios, etc) e desenvolvimento de mercados consumidores para seus produtos industrializados.

A disputa pela África culminou com a Conferência de Berlim em 1884, em que as potências coloniais dividiram o continente entre si de maneira geométrica não respeitando as características e problemáticas de cada região.

A descolonização dos países africanos teve seu auge nas décadas de 60 e 70. Com a conquista da independência muitos países, principalmente da chamada África Negra ou Subsaariana entraram em guerra civil. Na briga pelo poder econômico e político existia o agravante de que em um mesmo país existiam diferentes grupos étnicos, com divisões religiosas e lingüísticas que tornaram ainda mais complexa e difícil a convivência pacífica entre eles. Em Angola não foi diferente.

Por Sara Manera

Nenhum comentário: