quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Estar em Luanda me dá esperança

A cidade toda transpira trabalho. As pessoas são muito empreendedoras, criam seus negócios aproveitando a escassez de serviços e tem possibilidade real de cresimento se gerirem bem seus negócios.

As zungueiras (nome dado para as mulheres que vendem nas ruas) negociam de tudo: sandálias, frutas, vasos plásticos, pão, banana assada, refrigerante, jornal, balas, roupas, panos.....Dá gosto de ver!! Há uma profusão de cores, de falas, de sotaques, de sons.

Existe uma energia para o crescimento, uma vontade de aprender, de saber mais, de vencer na vida, de dar certo. Os jovens, a maioria da população, estão entusiasmados com as faculdades que começam a formar suas primeiras turmas. Eles sabem da importância da educação, seja ela de base ou universitária.

Os jovens são o grande motor de transformação social, são o motivo da minha boa espectativa em relação ao país. Esta foi, acho, a maior lição de Luanda, a de ter esperança e vontade para trabalhar. O país realmente está sendo reconstruido e o cheiro de novidade está no ar.

Nenhum comentário: