terça-feira, 18 de setembro de 2007

Luanda - Em construção


Luanda está em obras. De alargamento de avenidas, construção de novas estradas, drenagem de terrenos, canais de esgoto, edifícios empresariais e residenciais.

Os moradores destes novos empreendimentos imobiliários são estrangeiros ou fazem parte da nova classe média angolana, formada principalmente por jovens, muitos dos quais retornaram da Europa e dos Estados Unidos depois de receber educação acadêmica.

Por falta de profissionais qualificados Angola “importou” de outros países médicos, engenheiros, educadores, profissionais da comunicação e enfermeiros inclusive do Brasil.

Nos últimos anos a presença chinesa cresceu bastante sendo comum encontrar cidadãos chineses nas ruas, supermercados, dirigindo seus próprios negócios e nas obras. Muitas delas estão sendo construídas por empresas daquele país.

Angola pode ser considerada a base chinesa na África, pois é seu maior parceiro. Cada vez mais as empresas chinesas investem no continente, sobretudo na área de recursos minerais.

Assim os investimentos em Angola não se restringem à construção civil, mas sobretudo na exploração de petróleo. Angola é o segundo maior produtor da África, perdendo somente para a Nigéria.

Além de ter um solo rico em outros minerais como ferro, chumbo, manganês, mármore e granito. A china tenta diversificar seus fornecedores de petróleo evitando as regiões com grande instabilidade política, pois precisa manter seu padrão de crescimento.

Numa época que as guerras acontecem pelo controle do petróleo os produtores secundários ganham cada vez mais importância.

Por Sara Manera

Foto: Sebastião Delgado

Nenhum comentário: